domingo, 8 de fevereiro de 2015

LUTO. Chacina de Conselheiros Tutelares em pleno exercício constitucional de suas funções.



Luto.


Estamos de luto. Lamentamos profundamente a barbaridade cometida contra os Servidores Públicos Conselheiros Tutelares em exercício, da cidade de Poção no agreste de Pernambuco.A emboscada foi feita contra os servidores no cumprindo de uma função pública de relevância social.

Para Davidson Luiz do Nascimento, presidente da ACONTEMG: "Estes colegas de profissão, irmãos Conselheiros Tutelares, além de exercerem um trabalho muito importante à sociedade são também pais, mães e amigos da comunidade. Este fato é repugnante e se caracteriza como inaceitável por se tratar de um ataque brutal ao Estado Democrático de Direito."

"Depois da chacina Unaí - MG e da serie de assassinatos de trabalhadores e trabalhadoras rurais, em sua maioria impunes, agora estamos assistindo as constantes agressões aos Conselheiros Tutelares em todo o país, culminando neste fato terrível. Exigimos e continuaremos enfileirados junto à categoria na luta pela justiça e pelo compromisso firme do Estado Brasileiro com os seus servidores públicos". diz Davidson. 

A Acontemg (Associação dos Conselheiros e ex-Conselheiros Tutelares de Minas Gerais) se solidariza com os companheiros e companheiras de Pernambuco e com os familiares dos nossos colegas vitimizados por estes "desconhecidos" malfeitores. Punição rigorosa Já.  

Diretoria Executiva da ACONTEMG
acontemg@gmail.com 


Chacina em Poção Comoção toma conta da população de Poção após chacina de conselheiros tutelares e idosa

Publicação: 07/02/2015 14:28 Atualização: 07/02/2015 15:36
População de Poção aguarda a chegada dos corpos das vítimas de chacina no Sítio Cafundó. Foto: Raphael Guerra/DP/DA Press
População de Poção aguarda a chegada dos corpos das vítimas de chacina no Sítio Cafundó. Foto: Raphael Guerra/DP/DA Press
Um clima de comoção mudou a rotina dos moradores da cidade de Poção, no Agreste pernambucano, a 237 km do Recife, à espera dos corpos das vítimas de uma chacina ocorrida na noite de ontem (6). A população, entristecida pelo crime bárbaro que chocou a região, aguarda a chegada dos mortos dando apoio aos familiares de três conselheiros tutelares e da avó de uma criança de três anos, executados brutalmente no Sítio Cafundó, na Zona Rural do município. 


A reportagem do Diario, que se encontra neste momento em Poção acompanhando as investigações do caso, apurou que o velório coletivo das vítimas começa ainda nesta tarde, uma vez que os corpos já foram liberados para as famílias pelo Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru, após a perícia. O enterro está marcado para as 9h da manhã deste domingo (8) no cemitério da cidade.



As investigações sobre o crime continuam pela força-tarefa criada pelo governo do estado, através da Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Científica. Na manhã de hoje, durante uma coletiva de imprensa realizada na sede da Polícia Civil de Pernambuco, a cúpula da Secretaria de Defesa Social do estado (SDS) confirmou que as vítimas da chacina foram assassinadas com características de execução.



De acordo com o chefe da Polícia Civil de Pernambuco, Antônio Barros, três das vítimas foram alvejadas na cabeça e outra, cujo corpo foi encontrado fora do veículo utilizado pelo Conselho Tutelar de Poção, recebeu um tiro no tórax, o que carateriza uma tentativa de fuga e defesa. Os corpos das vítimas estão no Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru e devem ser liberados para as famílias no fim da tarde de hoje. O velório coletivo ocorrerá no Centro de Catequese Frei Henrique Broker.



Este foi o único detalhe informado até o momento sobre o crime e, segundo a SDS, por hora não haverá a divulgação de novas informações para não atrapalhar o andamento das investigações, embora a força-tarefa criada para elucidar o crime que chocou a população de Poção já tenha uma linha definida de apurações para tentar resolver o caso.  



O secretário titutal da SDS, Alessandro Carvalho, informou que todo o trabalho de investigação está sendo realizado de forma conjunta, analisando cada detalhe da cena do crime e os últimos passos do grupo, após a volta de uma audiência judicial em Arcoverde. Como a cidade de Poção faz fronteira com o estado da Paraíba, a SDS não descartou o apoio da Polícia Civil daquele estado para fechar o cerco e prender o autor ou autores da chacina, que continuam foragidos.



“O governo do estado está empenhado em esclarecer o quanto antes este fato e dar uma resposta à sociedade. A criança encontra-se em um lugar seguro e protegida e vamos continuar investigando com sigilo para resolver o caso”, destacou Carvalho, informando que uma nova coletiva de imprensa será concedida ao fim das investigações. O inquérito policial terá, a princípio, 30 dias para ser concluído, podendo ser prorrogado.



A criança, que estava sob a guarda dos avós maternos, não se feriu na ação criminosa. A chacina aconteceu por volta das 19h, quando os conselheiros tutelares, no exercício de suas funções, a criança e a avó chegavam de carro ao Sítio Cafundó, na Zona Rural de Poção, distante 237 km do Recife. Segundo o delegado Antônio Barros, o grupo voltava do município de Arcoverde, no Sertão, após uma audiência na Vara da Infância e da Juventude, cujo pai teria perdido a guarda por ordem judicial.



As vítimas da chacina foram identificadas como Lindenberg Vasconcelos, 54 anos, Carmem Lúcia Silva, 37, Daniel Farias, 32, e Ana Rita Venâncio (avó da criança), 62. Os conselheiros tutelares mortos faziam parte de um total de cinco no município e tinham como função, em geral, investigar a incidência de violação de direitos contra crianças e adolescentes, atender a reclamações feitas pela comunidade e identificar problemas relacionados a agressões no ambiente familiar e tomar medidas necessárias para proteger as vítimas.



A cúpula da SDS informou que a força-tarefa que está atuando nas investigações da primeira chacina no estado este ano envolve a Polícia Civil, a Polícia Militar e a Polícia Científica. Ao todo, seis delegados estão investigando o crime, coordenados pelo delegado Erick Lessa, gerente operacional da região Interior I. Policiais militares da 8ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) de Poção e outros destacamentos da região, além de equipe da Polícia Científica, incluindo o Instituto Tavares Buril (ITB), completam a força-tarefa. O secretário estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Isaltino Nascimento, também está em Poção prestando apoio às famílias das vítimas e acompanhando as investigações.


Ontem, o governo do estado divulgou uma nota oficial à imprensa para destacar as medidas emergenciais adotadas para a elucidação do caso. “O Instituto de Criminalística (IC) e o Instituto Médico Legal (IML) foram acionados. Todo o efetivo da Polícia Militar da região se encontra à disposição da Polícia Civil para eventuais diligências que contribuam para o esclarecimento do caso”, informou a nota oficial.



Com informações do repórter Raphael Guerra




Fonte: 
http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/vida-urbana/2015/02/07/interna_vidaurbana,559701/comocao-toma-conta-da-populacao-de-pocao-apos-chacina-de-conselheiros-tutelares-e-idosa.shtml  

Agende a Capacitação dos Conselheiros Tutelares de sua cidade.

 

Interessante!